Medico-cosmecêuticos
Prolongue a juventude da sua pele...
Há quem diga que as rugas são sinal de experiência mas, na verdade, a maioria das pessoas, mulheres e homens, deseja que elas cheguem o mais tarde possível.
Quando começar?
A melhor altura para começar a fazer tratamentos de rejuvenescimento, depende de cada caso, mas se o fizermos aos 30 anos podemos atuar preventivamente.
Proteção solar
Um dos primeiros passos para prevenir o envelhecimento cutâneo é o uso diário de protetor solar, como nos disseram unanimemente os nossos entrevistados. Oitenta por cento do envelhecimento cutâneo é fotoinduzido. Infelizmente as pessoas só se preocupam a partir de uma certa idade, mas se evitarmos o excesso de sol na adolescência estamos não só a evitar o cancro da pele, mas também o envelhecimento precoce.
E deve proteger não só dos UVA e UVB, mas também dos infravermelhos, que entram na pele em profundidade e danificam o colagénio. Especialmente em países como Portugal, a proteção é muito importante e não nos devemos esquecer do pescoço.
Cosméticos e cosmecêuticos
Atualmente,existe uma aposta dos investigadores nos cosmecêuticos que, são cosméticos vendidos preferencialmente em farmácias ou clínicas de estética e sob acompanhamento médico, que têm princípios ativos mais fortes para conseguirmos melhores resultados.
O seu uso já acontece e será cada vez mais recorrente. O importante é que sejam sempre acompanhados de estudos que comprovem a sua ação, para que as pessoas não sejam enganadas com promessas que não possam ser cumpridas.
Alimentos para a pele
Uma dieta saudável também ajuda a ter uma pele sã. Siga as dicas que se seguem:
- Ingira ovos, legumes, abacate, feijão de soja e frutos secos. Contêm biotina, um químico essencial para o metabolismo das gorduras e dos hidratos de carbono. A sua carência seca a pele.
- Opte pelo salmão. A astaxantina, o carotenoide responsável pela cor do salmão, melhora a elasticidade cutânea e o ómega 3 também ajuda a pele a parecer mais jovem.
- Beba chá verde. Contém polifenóis que combatem os radicais livres e aumentam a espessura da pele, para além de inibirem a glicação.
- Coma romãs. Tornam a epiderme mais espessa e prolongam a vida dos fibroblastos, de forma a produzirem mais colagénio e elastina.
- Junte tomate à salada. O licopeno reduz o risco de queimadura solar.
- Adicione frutos vermelhos e citrinos à sua dieta diária. Estes frutos possuem carotenoides e vitaminas antioxidantes que ajudam a combater os radicais livres.
Verifique o rótulo
Estas são as substâncias que devem procurar nos cosméticos antienvelhecimento:
- Derivados de retinol
- Ácidos de fruta
- Hexapeptídeos
- Isoflavonas
- DMAE
- Antioxidantes (como o resveratrol, ácido alfalipóico e as vitaminas C e E) - Q10
Os benefícios dos ácidos
Não se assuste. Surpreenda-se, antes, com o que estas substâncias podem fazer pela sua tez
Alfa, beta, ácidos, vitaminas, derivados... Parecem substâncias provenientes de experiências científicas e são mesmo. Mas o que terão a ver com as loções e cremes que utiliza diariamente? Tudo!
É através do trabalho realizado em laboratório que é possível desenvolver as fórmulas que permitem cuidar da sua pele como ela merece.
Pegámos em alguns dos ingredientes utilizados. Não todos. Apenas os que têm um denominador comum, o facto de serem ácidos, ou seja, substâncias com um pH inferior a sete. Conheça-os, um a um.
Ácido ascórbico (vitamina C)
Conhecido pelas suas propriedades antioxidantes, está presente em vegetais de folha verde e nos citrinos. É uma vitamina de referência na luta contra o envelhecimento cutâneo, pois estimula a síntese das fibras colagénicas e elásticas Pode ainda ser utilizado em casos de hiperpigmentação pois «tem um efeito de luminosidade na pele.
Ácido kójico
Substância derivada de um fungo, o aspergillus, que se desenvolve no milho, no Japão. Com um efeito similar ao da hidroquinona, é utilizado em cosmética pelas suas propriedades despigmentantes: Regula a formação desequilibrada de melanina, base do desenvolvimento de manchas, e tem uma óptima tolerância.
Ácido hialurónico
Está naturalmente presente na pele, mas diminui à medida que envelhecemos, levando à perda de firmeza. É capaz de reter até cerca de mil vezes o seu tamanho em água, o que contribui largamente para o sucesso desta molécula em cosmética. É já considerado um clássico nos cuidados hidratantes. Numa versão sintética e injectável, é utilizado nos consultórios dos dermatologistas para preencher as rugas.
Ácido fólico (vitamina B9)
Conhecido pelo papel que desempenha na prevenção de malformações fetais durante a gestação, tem também um acção importante na regeneração celular, tendo sido recentemente incluído na cosmética como parceiro do rejuvenescimento cutâneo.
Hidroxiácidos
Dois elementos desta família que se divide-se em alfa-hidroxiácidos, beta-hidroxiácidos e
poli-hidroxiácidos:
Ácido glicólico
Alfa-hidroxiácido com poder descamativo, muito utilizado em rejuvenescimentos faciais e no tratamento de cicatrizes. É obtido a partir de fontes naturais (como a cana de açúcar) e pode ser utilizado em cosmética para peelings superficiais e em consultórios médicos para peelings profundos. Actua em manchas superficiais de hiperpigmentação, em pequenas rugas ou rídulas, na flacidez, estrias e contra a desidratação.
Ácido salicílico
Beta-hidroxiácido que tem um efeito esfoliante e uma acção importante na desobstrução dos poros e purificação da tez. É também muito utilizado em casos de acne, psoríase e caspa. Em grandes concentrações pode ser usado no tratamento de calosidades.
Sabia que...
O mesmo ingrediente pode ser utilizado para diferentes acções, consoante a concentração de cada fórmula.